terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Método das 28 palavras no UDL Lesson Builder

Nesta mensagem colocámos a actividade da semana 3, de modo a responder à proposta de exploração do UDL Lesson Builder para conceber e planear uma unidade de aprendizagem relacionada com as necessidades dos alunos e considerando os princípios do design universal. Clique na imagem abaixo para aceder à actividade.
Unidade no UDL LEsson Builder sobre o método das 28 palavras
O Desenho Universal para a Aprendizagem (UDL) é um conjunto de princípios para o desenvolvimento do currículo que dão a todas as pessoas a igualdade de oportunidades para aprender. Este fornece um modelo para a criação de objetivos de aprendizagem, métodos, materiais e avaliações que trabalham para todos, não numa solução um tamanho para todos (one-size-fits-all), mas sim com uma abordagem flexível que pode ser personalizada e ajustada para as necessidades individuais.
O objetivo de projetar currículos utilizando UDL não é apenas ajudar os alunos a dominar conhecimentos específicos ou um conjunto específico de habilidades, mas ajudá-los a dominar a aprendizagem em si, tornando-se "aprendizes de especialistas”, com objetivos estratégicos, dirigidos, experientes e motivados para prosseguir a aprendizagem.
Segundo a Declaração de Larnaca, o UDL pretende desenvolver um quadro de referência para atividades de ensino e aprendizagem e explorar como este pode auxiliar os professores na partilha e adoção de boas práticas para ensinar.
Sempre numa perspetiva de oferecer a todos a igualdade de oportunidades para aprender, o UDL recolhe dos sete princípios do Desenho Universal três princípios orientadores:
1) Proporcionar Modos Múltiplos de Apresentação
2) Proporcionar Modos Múltiplos de Ação e Expressão
3) Proporcionar Modos Múltiplos de Envolvimento (Engagement)
(Fonte: http://www.udlcenter.org/aboutudl/whatisudl)
Em Fevereiro deste ano, o Center for Applied Special Technology (CAST) lançou o UDL Exchange, um site que propõe um modelo de criação e partilha de recursos educativos baseado nos princípios do UDL. Utilizando esse modelo, criámos um plano de aula a que juntámos vários recursos, de forma a facilitar a exploração das primeiras etapas do método das 28 palavras.

Na realização da atividade 2 foram consultados, entre outros, os seguintes documentos, sites e vídeos:
The Larnaca Declaration of Learning Design
Guidelines_2.0_Portuguese_UDL
Planning for All Learners - UDL
Taxonomia de Bloom
Plano de Aula/Unidade de Aprendizagem
www.udlcenter.org
http://www.udlcenter.org/aboutudl/whatisudl
http://www.udl4allstudents.com
http://www.open.ac.uk/blogs/OULDI/
http://www.livebinders.com/play/play?id=753624
http://www.pinterest.com/idabrandao/udl-design-universal-learning-design/
http://lessonbuilder.cast.org/explore.php?op=static&pid=rocks_1
http://www.youtube.com/watch?v=6oRprJVdx2M&feature=share&list=UUdzjhBJSgsJjvrC79z7MTJw
http://www.youtube.com/watch?v=Boeyn8frkiY
http://www.youtube.com/watch?v=FSHflViWRCQ
http://bookbuilder.cast.org/
http://clic.xtec.cat/en/jclic/

Sem comentários:

Enviar um comentário